RENAMAN - Rede Nacional de Manguezais

06/03/2019

Um grupo de interesse é uma organização constituída por pessoas que compartilham de um interesse comum e que atuam em prol do seu objetivo.
Seguindo Grinberg, Sor e Bianchedi (1973) a reunião de um grupo acontece a partir de quando várias pessoas se reúnem e discutem a importância da formação grupal e a sua consequente conversão em objeto de observação e pesquisa. As pessoas reunidas em grupos apresentam maior riqueza e complexidade das qualidades da dimensão humana, dentre as quais a comunicação. Watzlawick, Beavin e Jackson (2007, p.44) afirmam que há, na verdade, uma "impossibilidade de não comunicar". Ora, se não é possível não comunicar, então toda observação é também uma forma de comunicação e, portanto, algum tipo de intervenção "comunicativa". Assim, o estudo de um grupo no campo é ao mesmo tempo observação, pesquisa e intervenção e, por isto, uma pesquisa-ação.

Tendo como plano de fundo e ao mesmo tempo a educação ambiental e reflorestamento de áreas de mangues no território brasileiro, em julho de 2018 o Ecomuseu Natural do Mangue, deu início as atividades de elaboração do evento Limpando Manguezais Brasil, tendo em vista que no ano anterior realizou atividade semelhante junto a grupos locais, em Fortaleza - Ceará.

Em agosto através de incansáveis pesquisas nas redes sociais e vários telefonemas começamos a dialogar com grupos de outros estados que também tem a missão de preservar manguezais.

Em setembro do corrente ano realizamos uma atividade chamada Limpando os Manguezais Brasil com representantes de instituições de 7 estados do Brasil, foram quase 5 toneladas de lixo recolhidas e cerca de 438 voluntários envolvidos

Partindo desse primeiro momento, resolvemos construir um grupo de amigos que trabalha em prol do ecossistema manguezal, pessoas e instituições que trazem em suas vidas o mesmo ideal "cuidar e proteger" os manguezais, e "sensibilizar" pessoas.

Hoje nosso grupo já conta com representantes de 10 estados(Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Paraná, Bahia, Pernambuco, Pará, Maranhão, Santa Catarina e Minas Gerais e são atualmente 27 pessoas envolvidas, assim nasce o RENAMAN, a Rede Nacional de Manguezais, um grupo que tem como missão a troca de informações e experiência, o ensinar e aprender, o crescimento e fortalecimento pessoal de cada membro e em especial o cuidado e a proteção dos manguezais do Brasil.

2019 Ecomuseu Natural do Mangue | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora